PATROCINADORES
|
|
 |
|
 |
12 Setembro 2006
Espanha estréia com vitória no Mundial

São Paulo / Brasil Na abertura do grupo A do 15o Campeonato Mundial Adulto Feminino de Basquete, a Espanha venceu a Coréia por 87 a 57 (46 a 22 no primeiro tempo), no ginásio do Ibirapuera. As cestinhas da partida foram a coreana Beon e a espanhola Valdemoro, com 20 e 17 pontos, respectivamente. A Espanha volta à quadra nesta quarta-feira (13h) para enfrentar a Argentina, enquanto a Coréia joga com o Brasil (15h15), com transmissão ao vivo da Tv Globo, SPORTV e ESPN Brasil.
Nossa defesa esteve muito bem e com isso, nosso ataque pode trabalhar com tranqüilidade. Erramos alguns arremessos, mas o time soube aproveitar as muitas chances que teve no jogo. As favoritas são as brasileiras, não há dúvidas em relação a isso. O time é mais forte e suas jogadoras têm qualidade indiscutível. Mas podemos equilibrar a partida se jogarmos com o coração e seguirmos as orientações táticas. (Amaya Valdemoro jogadora da Espanha)
Nossas bolas de três pontos realmente não caíram no jogo contra a Espanha, mas isso se deve à inexperiência de muitas de nossas jogadoras. Elas ficaram nervosas no início da partida. Mas creio que nos próximos jogos poderemos atuar um pouco melhor. (Kwe Ryong Kim pivô da Coréia)
Começamos muito bem o campeonato com essa vitória. Nossa defesa esteve quase perfeita e conseguimos neutralizar o ponto forte do time coreano, que são os pontos da linha de três pontos. Nosso jogo contra o Brasil será uma grande festa, independentemente de ser uma partida de campeonato mundial. Vai ser muito bom jogar com o ginásio cheio contra uma das melhores equipes do torneio. (Domingo Diaz técnico da Espanha)
Vencemos o Brasil em outras oportunidades, como no Mundial de 2002 (Coréia derrotou o Brasil por 1 ponto nas quartas-de-final da competição), mas a seleção coreana foi renovada e a missão é muito difícil agora. Nosso objetivo é ganhar experiência neste torneio. Sôo Jong Yoo técnico da Coréia)
ESPANHA (23 + 24 + 22 + 18 = 87)
Palau (3pts), Aguilar (15), Montana (12), Valdemoro (17) e Montesdeoca (6pts). Depois: Pina (0), Farres (13), Sanchez (3), Dominguez (5), Segui (4), Martinez (1) e Pascua (8).
CORÉIA (13 + 09 + 26 + 09 = 57)
Hye Kim (3pts), Park (0), Beon (20), Sin (6) e Ryong Kim (10). Depois: Suk Kang (0), Choi (1), Lee (0), Hong (4), Hyun Kim (7) e Sook Kang (6).
COMENTÁRIO DO JOGO
A vitória espanhola delineou-se já no primeiro quarto. As coreanas fizeram a primeira cesta, mas a Espanha com um arremesso de três pontos de Valdemoro e outro de Elisa Aguilar logo passou à frente. Com um jogo muito mais compacto, aproveitando-se da melhor qualidade de suas pivôs, as espanholas foram aumentando a contagem. Faltando três minutos já venciam por 19 a 6 até fechar o quarto em 25 a 13. Se o jogo parecia definido, a Espanha tratou de terminar com qualquer dúvida que pudesse existir. Mesmo com Valdemoro, seu destaque, no banco, a equipe imprimiu um ritmo muito rápido no início do segundo quarto. Em dois minutos, marcou oito a zero. A Coréia pontuou apenas quando faltavam 6 minutos e 45 segundos e depois, quando já faltavam 3 minutos e 37 segundos e Valdemoro já havia voltado. A Espanha venceu por 21 a 9, fechando o primeiro tempo com 46 a 22. O terceiro quarto reservou uma surpresa. A ala Yeon Ha Beon passou a ter um aproveitamento muito bom nos arremessos de três pontos. Acertou três deles, fez onze pontos e comandou a reação das coreanas, que conseguiram vencer por 26 a 21. A Espanha seguiu na frente: 69 a 48. No último quarto a Espanha voltou com uma marcação muito forte, impedindo praticamente Beon de jogar. Ela não fez pontos e, com seis minutos de jogo a Espanha já havia feito 18 e sofrido apenas dois (85 a 50). Com a vitória assegurada e um relaxamento natural, as espanholas permitiram que a Coréia voltasse a marcar. O que não foi suficiente para impedir a vitória espanhola. A equipe do técnico Domingo Diaz conseguiu 66,7% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, com 10 acertos em 15 tentativas. A Coréia, que tinha nesse fundamento a sua arma, conseguiu apenas 23,8% de aproveitamento (cinco acertos em 21 tentativas).
ATENÇÃO: Diariamente a CBB está enviando fotos de divulgação (WR Imagens) dos treinos do Campeonato Mundial. |
|
|
|