English
Português

Logo
20/11/2006
Brasil 2006
As Cidades
Histórico
O Brasil nos Mundiais
Quadro de Medalhas
Seleções Participantes
Jogadores
Tabela e Resultados
Classificação
Estatísticas
Árbitros
Notícias Anteriores
Forma de Disputa
Galeria de Fotos
Ranking FIBA Feminino
Fale Conosco
 PATROCINADORES

GALERIA DE FOTOS
23/9/2006 - Austrália x Rússia 23/9/2006 - Austrália x Rússia
23/9/2006 - Austrália x Rússia 23/9/2006 - Austrália x Rússia
23/9/2006 - Brasil x Estados Unidos 23/9/2006 - Brasil x Estados Unidos
23/9/2006 - Brasil x Estados Unidos 23/9/2006 - Brasil x Estados Unidos
22/9/2006 - França x Lituânia 22/9/2006 - França x Lituânia
São Paulo
NOTÍCIAS & IMPRENSA
20 Setembro 2006
Brasil vence República Tcheca e está na semifinal

São Paulo / Brasil – Com 23 pontos da cestinha Iziane e uma vantagem final de 24 pontos, o Brasil venceu a República Tcheca, atual campeã européia, por 75 a 51 (46 a 28 no primeiro tempo) e garantiu a vaga na semifinal do 15º Campeonato Mundial Adulto Feminino de Basquete. A principal pontuadora da República Tcheca foi Machová, com 10 pontos. O adversário do Brasil na semifinal desta quinta-feira (15h15), no ginásio do Ibirapuera sairá do confronto entre Austrália e França. A partida será transmitida ao vivo pela Tv Globo, SPORTV e ESPN Brasil.

— Foi uma excelente atuação de minha equipe. Só jogamos uma partida mal neste campeonato, que foi na vitória apertada sobre a Argentina. Contra a República Tcheca fizemos uma marcação bem agressiva, o que desestabilizou o ataque tcheco. Conseguimos variar bem as jogadas e contra-atacar com decisão. O jogo foi bom para ganharmos confiança para a próxima partida. A semifinal contra a Austrália será novamente uma partida equilibrada, como foi na primeira fase. Podemos ganhar ou perder. Mas o Brasil está no Mundial para ser campeão, temos que ter esse espírito de vencedor. Não estamos satisfeitos ainda, queremos o título. (Antônio Carlos Barbosa, técnico do Brasil)

— Gostaria de parabenizar o time brasileiro pela boa vitória que obtiveram hoje. O Brasil foi melhor em tudo e nós jogamos muito mal também. O Brasil merece estar entre as quatro melhores equipes do mundo. O segundo quarto foi decisivo para o placar final. Não perdemos a concentração, foi o time brasileiro que nos anulou completamente. Desejo sorte ao Brasil, que estará na final se continuar jogando assim. A torcida teve influência decisiva na vitória. Sempre que perdemos um lance ou erramos um arremesso, ela vibrava muito e isso faz as jogadoras se sentirem mal. E o Brasil soube aproveitar isso muito bem. (Lubor Blazec, assistente técnico da República Tcheca)

— Foi uma ótima partida, estamos com vontade de vencer e isso é muito bom para o time. Sabíamos que se jogássemos assim desde o início, não daríamos chances para a equipe tcheca. Na semifinal temos que ser melhor do que as australianas e vencer a partida para chegar à final. Estamos jogando em casa e com o apoio da torcida vamos alcançar nosso objetivo. (Iziane, ala do Brasil)

— Concordo com Lubor, o time brasileiro esteve muito bem em quadra, praticamente não conseguimos jogar. Destaco ainda o clima de festa que vimos aqui no ginásio, uma atmosfera incrível e, até certo ponto, um pouco assustador. (Mokrosova, ala da República Tcheca)

— Foi uma festa hoje, adorei ver esse ginásio lotado (10.450 pessoas) com uma torcida animada. Sou carioca e gosto disso. Entramos bem concentradas e não deixamos elas jogarem. Superei o problema que tive no tornozelo e, com certeza, na semifinal estarei ainda mais confiante para poder ajudar o Brasil em mais uma vitória. (Érika, pivô do Brasil)

BRASIL (19 + 27 + 16 + 13 = 75)
Helen (5pts), Iziane (23), Janeth (15), Ega (4) e Alessandra (11). Depois: Adrianinha (6), Karen (0), Micaela (0), Silvia (0), Erika (8), Cintia (2) e Kelly (1). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

REPÚBLICA TCHECA (19 + 9 + 12 + 11 = 51)
Vesela (5pts), Machova (10), Pavlickova (4), Kulishova (4) e Viteckova (7). Depois: Vecerova (3), Hartigova (0), Uhrova (3), Mokrosova (6) e Klimesova (9). Técnico: Jan Bobrovvsky.


COMENTÁRIO DO JOGO

Um Brasil fortíssimo, avassalador, que fez sua melhor partida no Mundial, que não deu chances à República Tcheca, atual campeã européia, e garantiu sua vaga para a semifinal da competição. A vitória por 75 a 51 foi comemorada intensamente pela torcida, que incentivou o jogo todo. Nos seis primeiros jogos da República Tcheca, o placar mais baixo conseguido foram os 50 pontos contra os Estados Unidos, na derrota por 63 a 50. Contra o Brasil, essa marca só foi ultrapassada nos últimos segundos, o que mostra a perfeição com que o Brasil jogou na defesa. Defesa forte e velocidade no contra-ataque. O plano pré-estabelecido pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, deu certo desde o início. Com dois minutos, o Brasil vencia por 8 a 2, com cinco pontos de Iziane e três de Helen. A República Tcheca só conseguiu equilibrar no final do quarto, com o empate com 19 pontos. O segundo período foi decisivo para a vitória brasileira. A equipe entrou em quadra ainda mais concentrada, forte e veloz. Aproveitando-se ainda de alguns erros da República Tcheca, o Brasil abriu 16 a 0 com seis minutos e 15 segundos. Só então, as tchecas fizeram seu primeiro ponto, com Klimesova. A República Tcheca tentou jogar com duas armadoras, Uhrova e Mokrosova, mas o Brasil dominava. Erika e Adrianinha, que substituíram Alessandra e Helen, mantiveram o ritmo. Erika fez seis pontos e o Brasil ganhou por 19 a 9, algo que as campeãs européias não poderiam esperar. Com 46 a 28 atrás, a República Tcheca corria contra o tempo para tentar uma reação. E, com um minuto e meio, havia feito 5 a 0. Barbosa pediu tempo, acertou o time e começou a reação, comandada por Janeth. Aos quatro minutos, um empate em cinco pontos. A partida tinha agora um ritmo mais lento e terminou com 16 a 12 para o Brasil e 62 a 40. Muito superior em quadra, as brasileiras ainda teriam um pequeno susto com os cinco pontos feitos pelas tchecas no início do último período. Às tchecas, só restava apostar nos arremessos de três pontos. Foi insuficiente para evitar a vitória brasileira, superior em todos os itens. Mais rebotes, mais arremessos de dois pontos, maior eficiência nos três pontos, um show brasileiro. E a seleção, mais uma vez, está entre as quatro melhores do mundo.

— Quarta-feira (dia 20)
QUARTAS-DE-FINAL – Ginásio do Ibirapuera (São Paulo)
Jogo 49 – Espanha 56 x 60 Rússia
Jogo 50 – Brasil 75 x 51 República Tcheca (Tv Globo, SPORTV e ESPN Brasil)
Jogo 51 – Austrália 79 x 66 França
Jogo 52 – 19h45 – Lituânia x Estados Unidos

DISPUTA DO 9º AO 12º LUGAR – Ginásio José Correa (Barueri)
Jogo 47 – 17h30 – Argentina x Cuba
Jogo 48 – 19h45 – Canadá x China

— Quinta-feira (dia 21)
FASE SEMIFINAL – Ginásio do Ibirapuera (São Paulo)
15h15 – Brasil x Austrália (Tv Globo, SPORTV e ESPN Brasil)
19h45 – Rússia x Ganhador de Estados Unidos x Lituânia

DISPUTA DO 5º AO 8º LUGAR – Ginásio do Ibirapuera (São Paulo)
13h00 – República Tcheca x França
17h30 – Espanha x Perdedor de Estados Unidos x Lituânia

DISPUTA DO 9º AO 12º LUGAR – Ginásio José Correa (Barueri)
17h30 – Perdedor do jogo 50 x Perdedor do jogo 51
19h45 – Perdedor do jogo 49 x Perdedor do jogo 52
OBS: A ordem correta dos jogos de quinta-feira no ginásio do Ibirapuera será definida até às 22 horas do dia 20.

O 15º Campeonato Mundial Feminino de Basquete tem o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo e o apoio da Nossa Caixa Nosso Banco.

ATENÇÃO: Diariamente a CBB está enviando fotos de divulgação (WR Imagens) dos jogos do Campeonato Mundial.
     Versão para Impressão